Verão! Surfe Com Segurança!
Esse movimento vem ganhando força a cada ano, principalmente após a conquista dos títulos mundiais de surf pelo Adriano Mineirinho, Gabriel Medina e recentemente Ítalo Ferreira.
O surf vem se popularizando e despertando o desejo das pessoas de se aventurar nesse esporte.
Por conta disso sentimos a necessidade de fazer alguns alertas para quem deseja se aventurar no surf, para que esse experiência seja segura e prazerosa.
Faça aula e procure profissionais especializados.
Primeiro, temos que ter a consciência de que nesta época do ano, no verão, as praias estão cheias, tanto de surfistas como banhistas, e como costumamos ouvir quando vamos dirigir: temos que dirigir atentos não apenas no nosso comportamento, como nos de outros motoristas, no surf não é diferente.
Felizmente hoje, praticamente em todas as praias podemos encontrar escolas de surf, com profissionais e equipamentos adequados para quem tem a possibilidade de pagar por uma aula.
No final desta matéria vamos deixar o contato de algumas escolas e profissionais de confiança para quem deseja fazer aulas, existem até mesmo, cursos intensivos que duram um final de semana, onde você tem aulas, filmagens, e muita informação que muitas vezes aceleram o aprendizado no surf.
Mas cuidado sempre, o surf é viciante e pode ser um caminho sem volta!rs
Sim, falo isso por experiência própria, eu Tati da Mata, me lembro desde pequena a primeira vez que me aventurei com uma prancha velha de BodyBoard (aquela prancha que a gente surfa deitada) desde lá nunca mais quis parar, nunca mais quis ficar na areia tomando sol, ou jogando frescobol, me viciei e sigo há mais de 25 anos nesse vício.
Sou de uma época que não tínhamos escolas de surf como hoje, aprendíamos tudo na marra, e então se hoje você pode acelerar o processo com algumas aulas, invista nisso!
Você vai ganhar tempo e certamente vai economizar muitas vacas ( tombos da prancha ).
Atenção com seus equipamentos.
Vale lembrar também para os iniciantes ficarem sempre atentos ao seus equipamentos: prancha, leash (a cordinha que amarra o surfista na prancha) e parafina (produto que você passa na prancha para seus pés não escorregarem). Busquem equipamentos de qualidade e o melhor tipo de prancha para seu nível.
Verifique sempre se o leash está bem preso, pois principalmente as praias cheias agora no verão, o risco de você perder a prancha e ela se chocar com outra pessoa e causar um grave acidente é muito maior!
Para quem for surfar sem a supervisão de um professor, dobre a atenção, procure horários e lugares mais tranquilos, tenha conhecimento sobre natação, sobre a praia que vai surfar, se existe correnteza
Nesse caso, uma ótima dica, é conversar com um salva-vidas da praia que vai surfar, informação nunca vai ser demais!
Observe tudo ao seu redor.
Observe o lugar antes de entrar para surfar, tente também conversar com pessoas que já surfam a mais tempo, tire dúvidas, não tenha vergonha de ser um iniciante.
Quando se trata de surf e mar a gente sempre tem algo a aprender, até mesmo eu que surfo há tantos anos, nunca considero saber de tudo sobre o surf e o mar, na verdade acho que essa é uma das coisas que faz eu me apaixonar a cada dia pelo surf, pois temos sempre novos desafios e algo novo a aprender.
Observe se você tem a prioridade para entrar remando e surfar uma onda, cuidado para não “rabear” quem já está na onda surfando, espere sua vez, aprendendo a se posicionar e exercendo a paciência e educação sempre!
Resolvi fazer este post para abrir um diálogo com vocês, a intenção não é ensinar ninguém a surfar, pois isso a gente só aprende na água e na prática.
Nosso objetivo com este post é alertar e ajudar as pessoas que desejam começar a surfar, a fazerem isso de forma segura , responsável e divertida.
Surf é diversão com responsabilidade, é lidar com limites, impostos pela natureza e pela individualidade de cada um de nós que praticamos.
Cada um com o seu tempo, vai desenvolver seu estivo, imprimir seu ritmo, mas com esse rápido crescimento do surf na atualidade, precisamos estabelecer diálogos para que os antigos e novos surfistas convivam em harmonia e para que o surf permaneça sendo algo sagrado como sinto que é!
Lembrem-se também dos cuidados sempre contra os raios solares, use sempre um protetor solar adequado à sua exposição no sol e para as mulheres, temos os maiôs e blusas com tecido com proteção solar da Sicrupt, desenvolvidas especialmente para te proteger no sol enquanto praticarem esportes ao ar livre!
Abaixo estão algumas indicações de profissionais para quem deseja fazer aula, alugar equipamentos, pessoas que vemos trabalhar com seriedade e indicamos por confiarmos em seus trabalhos para que no Verão, você inicie no surfe com segurança.
Surf House Girls – Praia de Pernambuco – Guarujá – Patrícia 13 98206-1342
Escola de Surf Meio da Baleia – Praia da Baleia São Sebastião – Natália 11 98172-2971
Cantão SUP Surf – Riviera de São Lourenço – Bertioga – Glauco 13 99751-2160
Escola de surf Suelen Naraísa – Itamambuca – SP
Texto: @tatidamata da @sicrupt