A prancha é a responsável por conectar o surfista às ondas e o mar, é ela que faz toda a magia no deslizar das ondas.
Existem vários fatores que vão decidir qual a melhor prancha para o seu surf. Abaixo dividimos em 4 tipos de pranchas.
Para quem está começando o ideal é você ter uma prancha grande ou com boa flutuação do tipo, LONGBOARD (9 a 12 pés): Normalmente o longboard é uma prancha boa para iniciar o surf, já que é bastante grande e fácil para entrar na onda. Tem o bico arredondado e a rabeta um pouco estreita, pode ser utilizado com uma ou três quilhas, também tem uma flutuação favorável e é pouco veloz o que ajuda os iniciantes a treinar o drop. Foram as primeiras pranchas a serem usadas e remete ao antigo surf.
Hoje em dia temos algumas variantes quanto aos tipos de longboards:
Longboard Clássico – pranchas mais retas e largas, com apenas uma quilha, é a “alma” do longboard, tem muita flutuaçãoo que favorece a remada para entrar nas ondas, perfeita para mares pequenos, para o surfista caminhar sobre a prancha com o estilo mais calmo e clássico.
Longboard Progressivo – uma prancha com dimensões e medidas do longboard mas com mais curvatura, uma prancha mais rápida, propícias a manobras típicas das pranchinhas, como a rasgada e batida, para quem ama um longboard e deseja encarar ondas maiores é uma ótima opção e mais usada com 3 quilhas.
Longboard Híbrido – uma prancha que mistura características clássicas e progressivas, ou seja, um modelo versátil que pode ser usada como monoquilha ou triquila, que se adapta bem em mares pequenos ou maiores. Conforme o mar e a configuração das quilhas, pode desenvolver manobras clássicas do longboard como manobras progressivas!
Ainda para quem pretende iniciar o FUNBOARD:(7 á 9 pés) é uma boa dica, uma prancha menor que o long e maior que uma shortboard. O funboard consegue passar a suavidade de um long e ao mesmo tempo ter uma velocidade maior e isso pode ajudar a ter surf mais radical. Pode ser usado com uma quilha ou 3 quilhas.
Para os intermediários e já experientes que não tem um surf high performance mas já faz a linha na onda, o ideal é uma prancha com um tamanho menor porém com uma largura maior e mais borda, que permite boa flutuação e mais velocidade.
FISH até 7 pés: A fish se encaixa para esse tipo de surfista e possibilita fazer uma linha bonita na onda, sem tanto esforço como uma shortboard. Muitas das vezes seu nome fish pode ser confundida com o a rabeta (slwallow) que tem o formato de peixe, e pode ser usada com duas ou três quilhas.
Para os surfistas mais evoluídos e high performance, como também para os intermediários é ideal uma prancha menor e mais estreita.
SHORTBOARD (5,5 A 7 PÉS) : Essa é a queridinha dos surfistas sejam eles profissionais ou não. São as pranchas mais comercializadas e usadas no universo do surf por serem pequenas e bem diversificadas. Elas caíram no gosto da maioria dos surfistas pois possuem uma velocidade maior, mais agilidade nas manobras e podem ser feitas com diferentes rabetas, largura e tamanho, seu bico é pontudo e normalmente se usa 3 quilhas, podendo também usar 4 até 5.
Sua performance varia muito pelo tipo de rabeta, tamanho e quantidade de quilha. A rabeta influencia na velocidade da onda quanto mais estreita, maior a velocidade. Dentre os 9 tipos de rabetas as mais conhecidas são as square, round pin, slwallows. As quilhas também influenciam quanto a velocidade e o tipo de arco que se faz nas manobras. Quanto maior a largura da base da quilha maior o arco, mas isso é mais pra frente, que iremos abordar e lembre-se, o surf não é apenas um esporte, é estilo de vida.
Gostaríamos de lembrar dois outros tipos de pranchas: os Bodyboards e os SUPs (Stand Up Padle). Normalmente esses tipos de pranchas não são citados em matérias como estas, mas como a gente quer sempre te passar o máximo de informações, vamos citar outros dois tipos de pranchas:
O bodyboard, são pranchas bem menores e mais leves do que as pranchas de surfe. O bodyboarding é o esporte praticado no mar, em que o surfista desce as ondas com uma prancha – podendo estar deitado, de joelhos ou mesmo de pé. As pranchas de bodyboard são feitas com um material menos rígido do que pranchas de surf, portanto oferece menor risco para o surfista que bater na sua prancha. Os surfistas nessa modalidade contam com o uso de pé de pato, pois ao invés da remada, a batida dos pés com esse equipamento é que impulsiona a entrada do surfista nas ondas.
SUP – Stand Up Paddle, surfe com remo, é um esporte que está se tornando cada dia mais popular em todo mundo, sendo ele de origem havaiana. Os tamanhos de pranchas de SUP também tem muitas variações, já temos pranchas de SUP para ondas gordas e pequenas e pranchas para mares grandes e ondas cavadas, mas todas exigem o uso do remo, para entrar na onda e manobrar.
Como converter e entender as medidas das pranchas:
Tamanho da prancha (distância do bico até a rabeta da prancha), medido em pés: 1 pés = 30 cm
Espessura da prancha, medida em polegadas: 1 polegada = 0,02 cm
Para a escolha das pranchas, além do nível de surf, estilo que cada surfista deseja seguir, é importante também levar em consideração o tamanho e peso de surfista. As pranchas, sejam o tipo que for, mantêm as características básicas mas podem ter variações que se adaptam melhor a cada surfista.
Esta é uma breve descrição para você conhecer mais esse universo e se familiarizar com os nomes e tipos de pranchas. Portanto antes de investir em uma prancha converse com um professor de surf, amigos mais experientes, surfistas profissionais, consulte um shapper ou procure lojas especializadas com vendedores que vão saber indicar a melhor prancha para cada surfista!
Vale a pena também experimentar algumas pranchas antes de comprar, muitas escolas de surf, além de oferecerem aulas, também alugam pranchas, ou peça alguma emprestada para algum amigo, para quem ainda tem dúvidas nada melhor do que a experiência e testar diferentes tipos de pranchas para encontrar a que melhor se adapta ao seu estilo, nível e tamanho.